O que é Nutrição?

Pode parecer uma pergunta fácil, mas muitos não sabem o que a nutrição significa e porque ela é tão importante. A nutrição é o resultado da  interação de diversos fatores que levam a um determinado estado de saúde e vitalidade.

Um destes fatores – que podemos considerar a base da nutrição – é a alimentação, que fornece nutrientes para formar tudo em nosso organismo. O aproveitamento destes alimentos depende da qualidade do que comemos, de como comemos, da metabolização destes alimentos em nutrientes (digestão), da absorção dos micronutrientes pelo intestino, para o sangue e seu transporte para todos os tecidos e órgãos, e ainda a correta eliminação de resíduos não aproveitados pelo corpo. Este processo é vital, pois além de produzir a energia necessária para nos manter vivos, constrói, repõe e mantém todas as células e tecidos do corpo (desde o fio de cabelo até a serotonina, hormônios, enzimas, sangue, órgãos, unhas, pele, fluidos, músculos, ossos, etc.)

NUTRIÇÃO ALÉM DO PRATO

Cada pessoa é um ser único, com características próprias e com suas necessidades e prováveis desequilíbrios orgânicos devido à sua interação com o meio em que vive. Quando falamos em nutrição, temos que considerar, além da alimentação, outros fatores como: constituição física, herança genética, interferências ambientais e intolerâncias alimentares. O estresse da vida moderna e as questões emocionais também interferem no funcionamento organismo, à medida que ‘roubam’ nutrientes para equilibrar as reações físicas daí decorrentes, causando desequilíbrios nutricionais e funcionais que se manifestam na forma de: enxaquecas, insônia, depressão/alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, hiperatividade, distúrbios de concentração e aprendizagem, compulsões, problemas gastrointestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, fadiga, dermatites, doenças autoimunes, obesidade, entre outras.

Além dos alimentos, os microrganismos, a poluição do ar, os cosméticos, hormônios e antibióticos presentes em alimentos, toxinas de embalagens plásticas, metais tóxicos, produtos químicos, cigarros, álcool e outras drogas, medicamentos e substâncias com as quais entramos em contato também afetam o equilíbrio orgânico, o que requer um cuidado especial na alimentação e no estilo de vida para minimizar seus efeitos e evitar que tragam problemas mais sérios de saúde, como os citados acima.

Por isso, devemos pensar em uma nutrição que una todos esses fatores, e que atue na prevenção, manutenção e recuperação da saúde, por meio de uma visão global do ser humano, que relaciona os aspectos fisiológicos, emocionais e sociais de cada indivíduo, buscando o REEQUILÍBRIO dos sistemas através da reposição de nutrientes em deficiência e da eliminação ou redução da intoxicação do organismo e suas consequências, pois não é possível nutrir de fato nosso organismo sem antes desintoxicar (ou seja, retirar, eliminar) o que está atrapalhando a real nutrição. Portanto um tratamento de verdade é baseado na individualidade bioquímica – aspecto único do estado sanguíneo, da nutrição celular e dos tecidos do corpo de cada um – e centrado no PACIENTE e não somente na doença, identificando e tratando as CAUSAS e não apenas os sintomas.

A VERDADEIRA NUTRIÇÃO é, então, o resultado de nosso estilo de vida (e consequências daí decorrentes), estado mental/ emocional e alimentação, e reequilibrar esta tríade é essencial para recuperar a saúde e conquistar qualidade de vida.

Podemos viver por muitos anos, mas o que importa de fato é viver o PRESENTE com o máximo da SAÚDE e VITALIDADE que podemos, e esta escolha só depende de você, de sua mais íntima vontade e disposição para trabalhar por sua própria mudança.

 

Estou aqui para te ajudar nisto! Através das bases da Nutrição Funcional, Fitoterapia, Desintoxicação, Coach, Medicina Chinesa, Medicina Antroposófica e experiências de vida, procuro utilizar uma abordagem para uma orientação completa e transformadora. Entre em contato comigo pra bater um papo sobre o seu caso e necessidades =) (link do whatsapp…)